Maputo

Marque já seu voo
Lisboa  - Maputo - Lisboa
Porto - Maputo - Porto
São Paulo - Maputo - São Paulo
Rio de Janeiro - Maputo - Rio de Janeiro

Maputo (ou Lourenço Marques até 1976) é a capital e a maior cidade de Moçambique. É também o principal centro financeiro, corporativo e mercantil do país. Localiza-se na margem ocidental da Baía de Maputo, no extremo sul do país, perto da fronteira com a África do Sul e, da fronteira com a Suazilândia e, por conseguinte, da tripla fronteira dos três países. Até 13 de março de 1976, a cidade era denominada Lourenço Marques em homenagem ao explorador português homónimo.

A cidade constitui administrativamente um município com um governo eleito e tem também, desde 1980, o estatuto de província.[5] Não deve ser confundida com a província de Maputo, que ocupa a parte mais meridional do território moçambicano, excetuando a cidade de Maputo.

O município tem uma área de cerca de 300 quilómetros quadrados e uma população de 1 101 170 (Censo de 2017-resultados preliminares)[4] A sua área metropolitana, que inclui o município da Matola e os distritos de Boane e Marracuene, tem uma população de 3 158 465 habitantes.

Realização

 
UP
FEFD
 

Parceiros

 
BCI
Comité Olimpico de Moçambique
Comité Olímpico de Portugal
Conselho Municipal da Cidade de Maputo
Escola Portuguesa
Fundo de Promoção Desportiva
Instituto Nacional de Desporto
Ministério de Juventude e Desporto
 

Países Envolvidos

 
Moz
Angola
Brasil
Guiné Bissau
Cabo Verde
Macau
Guiné Equatorial
São Tomé e Principe
Timor Leste
Portugal
 
© 18º Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
planefile
Início da página